Quem Somos

O SANTUÁRIO JARDIM DA IMACULADA

O JARDIM DA IMACULADA

Como forma de agradecimento a Deus pela beatificação de Frei Maximiliano Kolbe, que havia morrido na segunda guerra mundial, no bunker da fome do campo de concentração de Auschwitz, em 1941, seus confrades da Província Imaculada Conceição de Varsóvia, na Polônia, decidiram abrir uma missão. O Brasil foi o País escolhido para dar continuidade à obra de Maximiliano Kolbe.

Em 16 de outubro de 1974 chegava o primeiro missionário, Frei Agostinho Januszewicz.

Começou então a busca por um local para abrigar o ideal de Maximiliano Kolbe. E foi aqui no coração do Brasil, perto da capital Federal, numa cidade que estava nascendo, que Frei Agostinho fincou as raízes da espiritualidade franciscana e kolbiana.

Em 15 de março de 1977 oficializou-se a compra do terreno, e no dia 08 de dezembro deste mesmo ano a benção da imagem na entrada do Jardim da Imaculada, marcam a sua inauguração. Em janeiro de 1978 Frei Agostinho e Frei Miesceslau mudam-se para o terreno. O Jardim tornava-se a Nipokalonów brasileira.

 

CAVALEIRO DA IMACULADA

A revista O Cavaleiro da Imaculada nasceu da necessidade de formar e unir os milicianos sob um mesmo ideal. Em 1922 foi lançado o primeiro número. Dez anos depois, a tiragem era de 750 mil exemplares.

Assim como em Niepokalanów, o Jardim é o local em que é produzida a revista Cavaleiro da Imaculada, a versão em português daquela mesma fundada e produzida por São Maximiliano.  Já se encontra no seu 34º ano de publicação.

O primeiro número foi lançado em janeiro de 1979, com tiragem de 4500 exemplares.

O Cavaleiro da Imaculada teve um papel muito importante no crescimento da nossa Província.  Atualmente o Cavaleiro tem uma tiragem de aproximadamente 10 mil exemplares e chega a todos os estados do Brasil e a outros 15 países.

SEDE NACIONAL DA MILICIA DA IMACULADA

Além de abrigar o Cavaleiro, publicação oficial da Milícia da Imaculada, o Jardim é a Sede Nacional desse movimento fundado por São Maximiliano no dia 16 de outubro de 1917.  Foi elevado a Sede Nacional no dia 1º de janeiro de 1982.

Regularmente os diversos grupos da MI espalhados por Brasília, e outras regiões vêm até oJardim para participar dos encontros e formações.

CASA DE FORMAÇÃO

O Jardim da Imaculada acolhe em seu espaço uma casa de formação que leva o nome do fundador de Niepokalonów, São Maximiliano. No dia 14 de setembro de 1984 foi dada a benção de sua Pedra Fundamental pelo então Núncio Apostólico, Dom Carlo Furno.

Atualmente funciona o primeiro ano de formação franciscana, o postulantado, em que jovens vocacionados começam a vivenciar mais intensamente o estilo de vida e a espiritualidade franciscana.

ESPAÇO PARA RETIROS E ENCONTROS

O Jardim disponibiliza sua estrutura física para os mais variados grupos, que ao longo do ano vem de Brasília, entorno e vários lugares do país para realizarem aqui seus retiros e encontros de formação.

Ao longo de todo ano temos alguns eventos celebrados com toda solenidade no Santuário, os quais aqui citamos:

  • Festa da Coroação de Nossa Senhora
  • Solenidade de São Francisco
  • Canta Jardim
  • Solenidade de São Maximiliano
  • Solenidade da Imaculada Conceição
  • Encontro Nacional da MI

Das festas acima citadas, a maior é o Canta Jardim que neste ano de 2017 acontecerá no primeiro domingo de setembro, na sua 21ª edição, um evento musical, marcado por todo um dia de adoração e evangelização, prestigiado por milhares de pessoas vindas de diversos lugares do Brasil.

 

 

SANTUÁRIO DIOCESANO

No dia 10 de dezembro de 2000, ano do Jubileu do Terceiro Milênio, o Jardim da Imaculada tornou-se o primeiro Santuário da Diocese de Luziânia. Nesse dia o então Bispo Dom Frei Agostinho dedicou a igreja e elevou o Jardim da Imaculada à categoria de Santuário.

Todos os dias esta Cidade da Imaculada recebe de braços abertos peregrinos que aqui vêm para conhecer o local e elevar suas preces e agradecimentos a Deus por meio da sua devoção à Imaculada

“Por tudo de bom que aqui se efetuou e que continuará a ser efetuar, louvado seja Deus eternamente! ” (Dom Frei Agostinho)

Com esta breve apresentação do Santuário Jardim da Imaculada, com sede neste município de Cidade Ocidental, quisemos aqui expor a importância deste lugar para Goiás e este País, por se tratar de uma sede Nacional de um movimento fundado a 96 anos por São Maximiliano, e reconhecido como Obra de Direito Pontifício.

Com esta consciência queremos aqui pedir, que possam olhar de fato para este lugar, que é uma riqueza de espiritualidade para todos que aqui chegam, e que deve ser motivo de orgulho para o Estado e também o Brasil.

Recorda-nos São Maximiliano: “O meu olhar está continuamente atraído por novos horizontes”.  Temos aqui ainda muito o que fazer, para que, todos os peregrinos que aqui acorrem possam encontrar um ambiente melhor preparado, e com instalações dignas.

Tendo apresentado o nosso histórico do Santuário Jardim da Imaculada, humildemente pedimos patrocínio para o Canta Jardim, e confiantes de que a Imaculada, devotada neste Santuário possa estar abençoando sua vida e seus empreendimentos e na divina providência que nos ajude com o que lhe aprouver.