Nossa Senhora Aparecida para nós brasileiros é uma das mais importantes aparições de Maria, principalmente pelo fato de ser nossa padroeira, uma história que através do tempo comove os corações dos fiéis católicos. 

A importância de orar o Terço

O terço é uma importante tradição que nos foi apresentada por São Domingos Gusmão que recebeu o pedido diretamente e Maria que orassemos o Santo Rosário com fé para receber sua intercessão e bênçãos, desde então milhares de fiéis realizam esta importante prática em seus lares, paróquias e comunidades.

Como fazer o Terço de Nossa Senhora Aparecida?

O terço de Nossa Senhora Aparecida é muito simples de se fazer, abaixo ensinaremos de uma maneira fácil, assim você poderá fazer sempre que quiser: 

Primeiro Mistério do Terço de Nossa Senhora Aparecida 

O Milagre das Velas

O primeiro milagre atribuído à imagem se deu numa noite serena e silenciosa: enquanto a família e vizinhos rezavam o terço. Era costume, naquela época, as famílias vizinhas se reunirem aos sábados para rezar o terço e outras orações, e entoar cânticos em louvor da Imaculada Conceição de Maria. Duas velas se apagaram sem que ninguém as soprasse, e se acenderam sem que pessoa alguma colocasse fogo nelas.
A luz daquelas velas, que se reacenderam miraculosamente naquela noite, iluminou seus corações e despertou neles grande amor e devoção para com Nossa Senhora. Logo grande número de fieis afluíam ao local para render graças à Virgem Imaculada.

Reza-se

  • 1x Pai Nosso 
  • 10x Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, iluminai as nossas noites e os nossos corações.

Segundo Mistério do Terço de Nossa Senhora Aparecida 

Caem as Correntes

Em meados de 1850, um escravo chamado Zacarias, havia fugido de uma fazenda no Paraná e foi capturado no Vale do Paraíba. Estava sendo levado de volta, preso por correntes e argolas em torno dos pulsos e do pescoço, quando passaram perto da capelinha da Aparecida. Zacarias, cheio de confiança no poder e na bondade de Nossa Mãe do Céu, pediu para rezar diante da imagem. Rezou com tanta fé, que as argolas e a corrente lhe caíram milagrosamente aos pés! Seu senhor, quando soube do milagre, deu-lhe logo a liberdade. Zacarias tornou-se um dos maiores devotos da Senhora Aparecida e um entusiasmado propagador da devoção a Ela.

Reza-se

  • 1x Pai Nosso
  • 10x Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, quebre as correntes da nossa condenação e nos liberte do maligno.

Terceiro Mistério do Terço de Nossa Senhora Aparecida

O Sacrilégio Punido

Após a Independência do Brasil, o encontro dos romeiros e a devoção a Nossa Senhora Aparecida foi crescendo cada vez mais. Porém, o ódio dos maus também aumentava. Um homem sem fé e inimigo da Religião veio de Cuiabá com a sacrílega intenção de entrar a cavalo na igreja e derrubar a milagrosa Imagem. A Virgem, porém, não permitiu o sacrilégio: as patas do cavalo ficaram presas nas pedras da escadaria. Até hoje pode ver-se a marca de uma das ferraduras, gravada numa pedra que se conserva na Sala dos Milagres da Basílica Nova.

Reza-se

  • 1x Pai Nosso
  • 10x Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, não permita sacrilégios contra a Igreja e seu Santuário.

Quarto Mistério do Terço de Nossa Senhora Aparecida

A Cura da Menina Cega

Dona Gertrudes Vaz morava com sua filha em Jaboticabal, no interior de São Paulo. Um irmão dela, chamado Malaquias, ia sempre em peregrinação a Aparecida, e depois contava para a sobrinha os milagres que ali se operavam. A menina pedia à mãe para irem também em peregrinação. Mas como eram muito pobres, não tinham recursos para a longa viagem. Confiando, porém, na Virgem Aparecida, elas se puseram um dia a caminho, pedindo esmolas para se manterem. Depois de semanas de viagem, ao chegarem próximo de Aparecida, de repente, a menina, que era cega de nascimento, exclama com simplicidade: - Olha mãe! Aquilo não será a igreja de Nossa Senhora Aparecida? Muito emocionada, a mãe pergunta: - Minha filha, você está enxergando? - Perfeitamente, mamãe! - respondeu a menina. De repente veio uma luz que clareou a minha vista. Este caso deu-se no ano de 1874.

Reza-se

  • 1x Pai Nosso
  • 10x Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, permita que possam enxergar seus favores junto ao seu Filho Jesus.

O Quinto Mistério do Terço de Nossa Senhora Aparecida

O Pequeno Paralítico

Narra um Missionário Redentorista do começo do século: "A imagem de Nossa Senhora Aparecida que levamos conosco parece exercer uma atração especial, pois muito e piedosamente se rezava diante dela. Depois da volta dos missionários, veio de Barra Mansa uma notícia sobre o milagre, acontecido durante a renovação da missão em Queluz, em outubro de 1903. "Um menino de 10 a 11 anos, quase paralítico, foi a Queluz durante a renovação, para pedir esmolas. Um dos missionários, com a esmola, deu-lhe o conselho de fazer uma novena a Nossa Senhora Aparecida. O pequeno seguiu o conselho e após alguns dias, estava andando livremente; veio até Aparecida cumprir sua promessa".

Reza-se

  • 1x Pai Nosso
  • 10x Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, conduza nossos passos ao Reino dos Céus.

É muito importante orar a Nossa Senhora Aparecida, pois ela nos trás inúmeras bençãos através de sua intercessão, por isso devemos fazer este importante terço, como forma de pedir por axulio e agradecer pelo que recebemos.