ATUALIDADE DO PENSAMENTO E DAS OBRAS DE SÃO MAXIMILIANO

MARIA KOLBE NA IGREJA E NO MUNDO DE HOJE

Espiritualidade de São Maximiliano para o homem de nossos difíceis tempos.
Espiritualidade de São Maximiliano fundamenta-se na profunda devoção à Virgem Imaculada:

a) Em Imaculada, Maximiliano contempla o mistério da Santíssima Trindade: A Virgem Imaculada está em perfeita comunhão com Espírito Santo e no Espírito Santo está em comunhão com o Pai e com o Filho.

b) Esta comunhão com Santíssima Trindade é fecunda e faz que criatura humana participa da vontade de Deus na obra da salvação.

c) No ato da consagração à Imaculada o homem se faz obediente à vontade de Deus de maneira mais perfeita e semelhante a obediência da Virgem Imaculada.

d) Dessa consagração à Imaculada o homem é capaz eficazmente de evangelizar e torna-se o verdadeiro missionário na obra da salvação na Igreja. Dai, nasce a ideia da importância do apostolado da Milícia da Imaculada e do valor da revista do Cavaleiro, do rádio, da TV, da Internet e etc.

2. Eclesiologia de São Maximiliano Maria Kolbe.

Ela é cristocentrica e prática:

a) O homem participa da plenitude do Amor de Deus.

“Deus queria aproximar-se das criaturas. Quem cria algo por suas próprias mãos, ama aquilo que criou. Portanto Deus ama com certeza as Suas criaturas. A mais perfeita a criação divina é o homem, e é ele quem Deus mais ama, como a Sua melhor imagem… Chegou o momento de Deus se fazer homem para eliminar o enorme abismo provocado pelo pecado. Veio como Salvador, como Redentor. Durante três anos ensinou publicamente e por fim cumpriu o sacrifício na cruz”. Conferências de São Maximiliano. Edições Kolbe 2014, p.278).

b) Todas as graças do Coração de Jesus foram concedidas à Virgem Imaculada e por Ela ao homem e do homem por Ela ao Coração de Jesus. “Pela Imaculada ao Sacratíssimo Coração de Jesus”.
“Aqui se revela o amor de Divino Coração, que nos dá a Sua própria Mãe, para que nós possamos amá-Lo com o Coração d´Ela. Não com o nosso miserável coração, mas com o Seu Coração imaculado. O amor da Imaculada é o mais perfeito amor com que a criatura pode amar o Seu Deus. Por conseguinte, esforcemo-nos por amar cada vez mais o Coração do senhor Jesus e que esse seja o nosso maior estímulo. Empenhemo-nos não só em conquistar muitas almas para Ela, mas sim em unir o maior número de almas e o mais intimamente, ao Dulcíssimo Coração de Jesus, através d´Ela. Em primeiro lugar conquistar assim o nosso próprio coração, e depois os outros. E que seja esse o nosso maior estímulo” (ibid., p.41).

c) Cidade da Imaculada – Niepokalanow é como Casa da Sagrada Família de Nazaré – imagem da Igreja.
“…O amor pela Imaculada em Niepokalanow é uma coisa normal. A Mãe Santíssima é a Mãe de todas as almas. Pode notar-se, porém, que o ideal da aproximação a Ela começa a enfraquecer, a desaparecer. O nosso objetivo é o amor de infância para com a Imaculada. Mesmo a distribuição de trabalhos foi de tal modo feita que esse objetivo foi posto em evidência. É importante que esse objetivo não se apague, mesmo no trabalho. O amor nos nossos corações é o objetivo, tal como a expansão desse amor. Daqui recebe a sua origem a missão no Japão. Queremos que Ela seja mais amada, queremos aumentar a Sua glória, tanto quanto nos for possível…”

“… Nós estamos de regresso a Deus, e a santificação é esse regresso ao Criador. Dizemos que o Pai do céu é a origem de tudo, que tudo vem da Santíssima Trindade. Nós não podemos ver Deus. Por isso, para se dar a conhecer, Jesus desce a terra. A Mãe Santíssima é Aquela em quem louvamos o Espírito santo, pois que Ela é a Sua Esposa…”

“… Cada um dos nossos pensamentos e atos, cada instante de vida é propriedade d´Ela. O importante é que nos lembremos disto. Normalmente isso tudo se encerra na obediência, no perfeito cumprimento das obrigações diárias tendo como motivação, o que Ela desejar que assim seja. Reconhecemos a Sua vontade na obediência. Da noite à manhã e da manhã à noite, a vontade d´Ela é o perfeito cumprimento dos deveres, para Lhe dar prazer. Não é preciso mais nada”. (ibid., pp. 476-477).

“… Num dia vieram dois judeus a Niepokalanow, um mais velho, o outro jovem. O mais novo quis fazer uma visita. Frei Salésio acompanhou-os e, quando acabaram, aquele pronunciou-se: sou comunista, mas o autêntico comunismo existe só aqui entre vós. Houvera no mundo inteiro um tal amor, como em Niepokalanow e o mundo seria um paraíso”.

“Na verdade, encontra-se entre nós representantes de todas as partes da Polônia, com diferentes caracteres. Cada qual tem fraquezas e defeitos, mas em comparação com as pessoas no mundo são quase nada”. (Ibid., 101).

d) Apostolado da Milícia da Imaculada é a missão de Maria Santíssima.

Niepokalanow é a central da MI. O que é a MI, nós sabemos mais ou menos. Temos que conquistar as almas para a Imaculada. Cada um de nós teve o seu momento de entrada em Niepokalanow. Normalmente foi assim: recebeu em casa o ´Cavaleiro´. Com o ´Cavaleiro´ conhecemos e amamos Niepokalanow, ou melhor, a própria Imaculada. Ela aproximava-nos cada vez mais de si até que a alma rompeu os laços com o mundo e veio para Niepokalanow. Através do ´Cavaleiro´ atraiu a alma, tomou-a consigo para sempre, completamente, exclusivamente para si. Essa é a história mais comum do chamamento para Niepokalanow, pois existem outras. Por vezes a família refreava, houve as mais diversas dificuldades e, contudo, a Imaculada conquistou-nos. E na vida espiritual houve várias dificuldades, mas perseveramos graças a Ela…

Nós lutamos pela conquista de todas as almas para a Imaculada e, então, a humanidade só será feliz, quando a Imaculada reinar. (Ibid., pp. 100-101).

Nós não somos capazes de nada, pois, caso algo de bom que haja em nós, algo de bom que façamos pelas almas, não somos nós que o fazemos, mas a Imaculada. (Ibid., p. 102).

… Nós, porém, temos que levar todas as almas aos pés da Imaculada… Por conseguinte, é preciso muito esforço e entrega, para alcançar quanto mais depressa o nosso objetivo… objetivo maravilhoso e luminoso: a Conquista do mundo inteiro para a Imaculada, e através d´Ela para o Dulcíssimo Coração de Jesus, e isto quanto mais depressa!!!… Assim, ao ataque, à ofensiva, queridos irmãos. (ibid., p. 105).

3. A mensagem espiritual e humana de São Maximiliano Maria Kolbe para a nossa época.

a) A atenção ao homem – a dignidade do homem – ser santo e feliz no amor de Deus.

b) A felicidade do homem está em união com Jesus Cristo. A Fonte do Amor é o Coração de Jesus.
Através da consagração à Imaculada, o homem está perfeitamente unido no Amor de Jesus Cristo. O modelo é a própria Virgem Imaculada.

c) Otimismo de vida que se alcança na oração, no trabalho e nos sacrifícios.

d) Imaculada é o exemplo e modelo da vida humana e cristã.

“… Conquistar todo o mundo, todas as almas, para Cristo, por meio da Imaculada, usando todos os meios lícitos, todas as descobertas tecnológicas, especialmente no ambiente das comunicações.”

Frei Casimiro Cielisk, OFM Conv. 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.